Quem Somos

Criamos experiências ativas de aprendizagem, através de projetos educacionais, culturais, da produção audiovisual e do uso da tecnologia.

Somos uma Organização da Sociedade Civil especializada na criação e operacionalização de projetos e programas nas áreas de Educação e Cultura. Atuamos junto ao setor privado e, desde 2010, em parcerias com o setor público.

Temos expertise na operacionalização de espaços educacionais e culturais, tais como: centros de ciências, parques ambientais, teatros, planetários, zoológicos, aquários, entre outros. Atuamos também no desenvolvimento de materiais didáticos, cursos de formação para professores, na produção de tecnologias educacionais e produções audiovisuais imersivas.

Desde o início de nossas atividades, o IPRODESC – Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Cultural e Científico, em parceria com instituições públicas e privadas, já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas. Conectamos uma rede de pessoas que criam, produzem e ensinam, abrindo portas inimagináveis para o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico, da experimentação e da inovação.

Nossa Equipe

Para o desenvolvimento de nossos projetos, o IPRODESC conta com a participação de uma equipe especialista, composta por diversos profissionais.
Destacamos abaixo os coordenadores técnicos, pedagógicos e operacionais atuantes em nossos projetos.

Bacharel e Mestre em física pela Universidade de São Paulo. Passou pelos cursos de Letras/USP e artes plásticas/ FAAP. Possui grande experiência como educador nas áreas de física, ciências, tecnologia da educação e linguagem fotográfica e cinema tendo passagens por diversas instituições de ensino. É autor de material didático das editoras Person e FTD. Atua no IPRODESC como Coordenador Científico.

Doutor (2013) e Mestre (2008) em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na área de História da Astronomia. Possui especialização em Didática no Ensino Superior e Básico pela Faculdade Anchieta (2005), extensões universitárias em Astronomia e Astrofísica (IAG-USP e INPE) e graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996). Consultor e divulgador de Astronomia para o Grupo Climatempo, professor universitário e de ensino médio, consultor científico do IPRODESC.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática com ênfase em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul; especializada em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras e em História da Ciência e Ensino de Física pelo Centro de Extensão Universitária; graduada em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Com larga experiência na coordenação em espaços complementares de ensino, é professora, autora de materiais didáticos, formadora em cursos para professores e coordenadora pedagógica do Instituto IPRODESC.

Sue Ellen Guazzi

sue.guazzi@iprodesc.org.br

Pós-graduada com MBA em Gestão Educacional, pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Na área técnica, atuou como apresentadora, repórter e produtora no Canal Universitário de SP (CNU) e em produtoras independentes. Tem grande experiência na gestão de projetos junto ao terceiro setor, em regimes de parceria e cooperação técnica nas áreas de cultura e educação, relacionados à gestão de espaços culturais, centros de ciências, planetários digitais, projetos de musicalização e educação ambiental.
Desde 2015, atua no IPRODESC como Diretora de Projetos.

Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade Federal do ABC com projeto de dissertação desenvolvido na área de resíduos sólidos. Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André.
Possui também experiência em educação formal na área de biologia e educação não formal relacionada às ciências, astronomia e educação ambiental, além de publicações de artigos e apresentações em eventos e congressos. Atualmente atua na produção de conteúdos e tecnologias educacionais, junto ao IPRODESC.

Mestrado em Ensino de Ciências com ênfase em Astronomia pela Universidade de São Paulo; Bacharel em Ciências Biológicas e Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Nove de Julho, com mais de 10 anos de experiência em práticas relacionadas a ciências e educação voltada para crianças e adultos. Atualmente é coordenador de atividades do Instituto IPRODESC.

Mestre em Ensino de Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, com formação técnica em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Tem grande experiência como desenvolvedor e coordenador artístico em trabalhos de programação visual, web designer, roteirização, produção e pós-produção em apresentações audiovisuais.
De 1998 à 2012, atuou no Planetário de Vitória em projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo. Desde 2012, atua no IPRODESC, como Produtor Audiovisual.

Mestre em Ensino de Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) com prêmio de Destaque de Mestrado pela pesquisa intitulada: Possibilidades e desafios no ensino de Astronomia pela Língua Brasileira de Sinais (2017). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Anchieta (2010). Curso Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pela PUC (2013). Elabora e desenvolve tecnologias assistivas para o atendimento da pessoa com deficiência, ensino e formação de professores da educação básica. Atualmente é Coordenadora de Acessibilidade no Instituto IPRODESC.

Formado em artes cênicas, ao longo de seus 40 anos de carreira, atuou em mais de 50 peças de teatro como ator, diretor e produtor executivo.
Realiza a gestão de espaços culturais, além de ser especializado em mecanismos de financiamento cultural e educacional, como leis de incentivo à cultura, fundos culturais, convênios, termos de parceria, entre outros.

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Cruzeiro do Sul, Técnico em Produções Culturais com ênfase em leis de fomento a cultura. Tem grande experiência na gestão de projetos junto ao terceiro setor, em regimes de parceria e cooperação técnica nas áreas de educação e cultura, relacionados à espaços culturais e gestão de centros de ciências, planetários digitais, projetos de musicalização e educação ambiental.
Desde 2012, atua no IPRODESC como Coordenador de Projetos.

Isabela Marin Fatori

isabela.fatori@iprodesc.org.br

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2017). Possui experiência com manejo de animais silvestres e marinhos. Experiência no ensino formal de Ciências, Biologia, Química e Língua Estrangeira Inglesa e no ensino não formal de Ciências da Natureza, Astronomia e Língua Estrangeira Inglesa, realização de aulas e monitorias de conteúdos científicos bilíngue e sessões de planetário de reconhecimento do céu. É divulgadora científica e educadora do Instituto IPRODESC.

Doutora (2019) e Mestre em Química (2015) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-IBILCE). Possui graduação em Licenciatura em Química (2012) pela UNESP-FCT. Realizou iniciação científica como bolsista do CNPq e FAPESP e pós-graduação com bolsa CAPES. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Carboidratos. Atualmente possui 3 artigos publicados e é educadora no Instituto IPRODESC.

Mestre em Ensino de Astronomia pelo Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas na USP, com ênfase na valorização da Astronomia indígena na educação brasileira. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André - CUFSA. . Autora especialista em conteúdos relacionados à Astronomia Indígena. Atualmente é educadora pelo instituto IPRODESC.

Mestre em Ensino de Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, com ênfase em formação continuada de professores dos anos iniciais da educação básica.
Graduada em Pedagogia, pela Universidade Nove de Julho(2018). Experiência e atuação em planetários desde 2012, e divulgação e ensino de Astronomia em escolas e observatórios desde 2015. É educadora no Instituto IPRODESC, e desenvolve trabalhos na área de formação continuada de professores, revisão, edição e criação de conteúdos para material didático e pedagógico para o ensino de Ciências.

Relatórios Anuais