Quem Somos

O Instituto Iprodesc é uma instituição especializada em criar experiências ativas de aprendizagem, através do estudo meio, da produção audiovisual e do uso da tecnologia.

Desde 2005, o IPRODESC desenvolve projetos com o setor público e privado, viabilizando ações como: gestão de parques, espaços culturais e científicos, desenvolvimento de conteúdos e materiais didáticos, desenvolvimento e implantação de tecnologias e aplicativos educativos, produções audiovisuais, cursos de capacitação, eventos e exposições educativas.

Temos o compromisso de apoiar o desenvolvimento do letramento científico e digital, ou seja, a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo.

Acreditamos que experiências além da sala de aula, sejam elas realizadas em museus, parques, centros de ciências, planetários digitais, aquários, zoológicos, exposições e em ambientes virtuais, trazem ferramentas que, associadas ao professor mediador, possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida plena em sociedade.

Nossos conteúdos e projetos são elaborados por uma equipe de professores especialistas, de maneira espiralada e interdisciplinar, que possibilitam uma metodologia ativa de aprendizagem, despertando a curiosidade e estimulando o estudante a explorar diferentes mundos, além de praticar a autonomia, a solução de problemas, desenvolver competências socioemocionais e outras habilidades, que são os grandes destaques do ensino na era da Educação 5.0.

Nossa Equipe

Para o desenvolvimento de nossos projetos, o IPRODESC conta com a participação de uma equipe especialista, composta por diversos profissionais.
Destacamos abaixo os coordenadores técnicos, pedagógicos e operacionais atuantes em nossos projetos.

Doutor (2013) e Mestre (2008) em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na área de História da Astronomia. Possui especialização em Didática no Ensino Superior e Básico pela Faculdade Anchieta (2005), extensões universitárias em Astronomia e Astrofísica (IAG-USP e INPE), graduação em Licenciatura em Estudos Teológicos - Seminário Bíblico Palavra da Vida (2002) e graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996). Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira e da Associação Brasileira de Planetários, consultor e divulgador de Astronomia para o Grupo Climatempo, professor universitário e de ensino médio, coordenador científico do IPRODESC.

Formado em administração de empresas, artes cênicas e pós-graduado em negócios imobiliários pela Fundação Armando Alvares Penteado.
Possui diversos cursos de especialização em business e finanças em escolas como "Saint Paul Escola de Negócios" e "Hult International Business School".
Tem grande experiência em gestão de projetos de educação complementar e administração de espaços culturais e educacionais, além de ter coordenado diversos trabalhos de programação visual, roteirização, produção e pós-produção em apresentações audiovisuais.
Já atuou e produziu diversas campanhas publicitárias, filmes e espetáculos teatrais. Trabalhou na “Tv Globo” por 4 anos em produções televisivas, onde adquiriu grande experiência no ambiente de produção audiovisual.

Bacharel e Mestre em física pela Universidade de São Paulo. Passou pelos cursos de Letras/USP e artes plásticas/ FAAP. Possui grande experiência como educador nas áreas de física, ciências, tecnologia da educação e linguagem fotográfica e cinema tendo passagens por diversas instituições de ensino. Atua na área de fotografia e artes onde foi integrante do coletivo ocupeacidade. É autor de textos para material didático das editoras Person e FTD. Atua no IPRODESC como Coordenador Científico em centros de ciências e espaços de educação não formal, além de ser palestrante sobre conteúdos de educação e tecnologia.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática com ênfase em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul; especializada em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras e em História da Ciência e Ensino de Física pelo Centro de Extensão Universitária; graduada em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Efetiva do quadro do magistério na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, com a disciplina de Física. Atualmente é membro da Sociedade Astronômica Brasileira, professora universitária na área de Física e coordenadora pedagógica do Instituto IPRODESC.

Sue Ellen Guazzi

sue.guazzi@iprodesc.org.br

Pós-graduada com MBA em Gestão Educacional, pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Na área técnica, atuou como apresentadora, repórter e produtora no Canal Universitário de SP (CNU) e em produtoras independentes. Tem grande experiência na gestão de projetos junto ao terceiro setor, em regimes de parceria e cooperação técnica nas áreas de cultura e educação, relacionados à gestão de centros de ciências, planetários digitais, projetos de musicalização e educação ambiental.
Desde 2015, atua no IPRODESC como Gerente de Planejamento e de Projetos.

Mestre em Ensino de Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, com formação técnica em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Tem grande experiência como desenvolvedor e coordenador artístico em trabalhos de programação visual, web designer, roteirização, produção e pós-produção em apresentações audiovisuais.
Na área técnica, atuou como instrutor no treinamento de mediadores para o uso de novas mídias e tecnologias audiovisuais, no desenvolvimento de novas metodologias para planetários e instituições de ensino e divulgação científica. De 1998 à 2012, atuou no Planetário de Vitória em projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, com divulgação em Ciências com ênfase em Astronomia. Desde 2012, atua no IPRODESC, como Coordenador Técnico-Operacional.

Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade Federal do ABC com projeto de dissertação desenvolvido na área de resíduos sólidos. Bacharel e licenciada em Ciências Biólogicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André.
Experiência com manejo de animais no próprio Centro Universitário e também com animais marinhos em cativeiro, principalmente Pinguins-de-Magalhães.
Possui também experiência em educação formal na área de biologia e educação não formal relacionada às ciências, astronomia e educação ambiental, além de publicações de artigos e apresentações em eventos e congressos.
Atualmente é coordenadora em projeto de educação ambiental do IPRODESC

Mestrado em Ensino de Ciências com ênfase em Astronomia pela Universidade de São Paulo; Bacharel em Ciências Biológicas e Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Nove de Julho, com mais de 10 anos de experiência em práticas relacionadas a ciências e educação voltada para crianças e adultos. Atualmente é coordenador de atividades do Instituto IPRODESC.

Mestrado em Ensino de Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) com prêmio de Destaque de Mestrado pela pesquisa intitulada: Possibilidades e desafios no ensino de Astronomia pela Língua Brasileira de Sinais (2017). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Anchieta (2010). Curso Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) (2013). Curso de Capacitação em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pela Faculdade de Medicina do ABC (2009). Elabora e desenvolve tecnologia Assistiva para o atendimento da pessoa com deficiência. Atualmente exerce cargo de Supervisora de Acessibilidade pelo Instituto IPRODESC. Trabalha com divulgação, ensino e formação de professores da educação básica em Astronomia e ciências correlatas na SABINA Escola Parque o Conhecimento.

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Cruzeiro do Sul, Técnico em Produções Culturais com ênfase em leis de fomento a cultura. Tem grande experiência na gestão de projetos junto ao terceiro setor, em regimes de parceria e cooperação técnica nas áreas de cultura e educação, relacionados à gestão de centros de ciências, planetários digitais, projetos de musicalização e educação ambiental.
Desde 2012, atua no IPRODESC como Coordenador Administrativo.

Isabela Marin Fatori

isabela.fatori@iprodesc.org.br

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2017). Possui experiência com manejo de animais silvestres e marinhos, destacando o estudo do comportamento, a alimentação, limpeza e manutenção dos recintos desses animais em cativeiro. Possui fluência na Língua inglesa. Experiência no ensino formal de Ciências, Biologia, Química e Língua Estrangeira Inglesa e no ensino não formal de Ciências da Natureza, Astronomia e Língua Estrangeira Inglesa, realização de aulas e monitorias de conteúdos científicos bilíngue e sessões de planetário de reconhecimento do céu. Atuou como professora de Ciências e Química no Colégio Jean Piaget – Santo André de 2019 até 2022, conteudista do material didático de Ciências da Natureza, divulgadora científica e educadora do Instituto IPRODESC.

Especialista em ensino de matemática e ensino de biologia pela Cruzeiro do Sul, especialista em ensino de estatística pela Universidade Franciscana, bacharel e licenciado em matemática aplicada pelo Centro Universitário Fundação Santo André, bacharel e licenciado em ciências biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André, experiência com manejo de animais e experiência em laboratório de microbiologia no próprio Centro Universitário. Tem experiência na área de matemática, com ênfase em geometria, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos matemáticos, matemática aplicada, divulgação científica. Tem experiência na área de biologia, com ênfase em botânica e microbiologia. Atualmente trabalha como educador na IPRODESC.

Doutora (2019) e Mestre em Química (2015) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-IBILCE). Possui graduação em Licenciatura em Química (2012) pela UNESP-FCT. Realizou iniciação científica como bolsista do CNPq e FAPESP e pós-graduação com bolsa CAPES. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Carboidratos. Atualmente possui 3 artigos publicados e é educadora no Instituto IPRODESC.

Mestranda em Ensino de Astronomia pelo Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas na USP, com ênfase na valorização da Astronomia indígena na educação brasileira. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André - CUFSA. Atua na área da educação desde 2011, realizou trabalhos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, pelo CUFSA, fez voluntariado no Projeto Baleia Franca/BRASIL, foi bolsista da CAPES e da Sabina Escola Parque do Conhecimento. Atualmente é educadora pelo instituto IPRODESC. Tem como experiência profissional a realização de atividades voltadas à divulgação científica, desenvolvendo o ensino de Astronomia, escrita e edição de materiais didáticos (sessões de planetário, apostilas, conteúdos para mídias digitais, entre outros), educação ambiental e manejo de animais. Em 2022 publicou um capítulo de livro, com o título "Valorização da Astronomia indígena na educação: atendimento ao 4° ano no planetário e observatório", via Editora e-Publicar.

Mestranda em Ensino de Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, com ênfase em formação continuada de professores dos anos iniciais da educação básica. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Nove de Julho(2018). Experiência e atuação em planetários desde 2012, e divulgação e ensino de Astronomia em escolas e observatórios desde 2015. É educadora no Instituto IPRODESC, e desenvolve trabalhos na área de formação continuada de professores, revisão, edição e criação de conteúdos para material didático e pedagógico para o ensino de Ciências.

Relatórios Anuais