Quem Somos

O Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico desenvolve serviços e projetos de educação, cultura e entretenimento visando à popularização do conhecimento em suas diversas possibilidades de absorção.

Durante esses anos de existência, o IPRODESC prestou serviços para instituições de ensino e espaços de ciência e cultura. Desenvolveu projetos em regimes de parceria e colaboração com o setor público e privado, viabilizando ações como: Desenvolvimento de conteúdos e materiais didáticos, criação e exibição de filmes imersivos 360º, cursos de capacitação, eventos e exposições educativas.

Em 2005, o IPRODESC adquiriu o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) sendo pioneiro na gestão operacional de museus de ciência ,planetários e teatros digitais através de parceria com a administração pública nesta modalidade.

Desde a sua fundação, em janeiro de 2001, foram beneficiadas mais de 300 mil pessoas, entre educadores, alunos e público espontâneo.

 

MISSAO-IPRODESC

Nossa Equipe

Para o desenvolvimento de nossos projetos, o IPRODESC conta com a participação de uma equipe especialista, composta por diversos profissionais.
Destacamos abaixo os coordenadores técnicos, pedagógicos e operacionais atuantes em nossos projetos.

Doutor (2013) e Mestre (2008) em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na área de História da Astronomia. Possui especialização em Didática no Ensino Superior e Básico pela Faculdade Anchieta (2005), extensões universitárias em Astronomia e Astrofísica (IAG-USP e INPE), graduação em Licenciatura em Estudos Teológicos - Seminário Bíblico Palavra da Vida (2002) e graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996). Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira e da Associação Brasileira de Planetários, consultor e divulgador de Astronomia para o Grupo Climatempo, professor universitário e de ensino médio, coordenador científico do IPRODESC.

Pós-graduado em Gestão de Negócios pela “Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)”, estudou Artes cênicas no “Célia Helena Centro de Artes e Educação”, “Incenna Escola de Teatro e Televisão” e na “Escola Wolf Maya”. Possui cursos de especialização em Finanças e Gestão Empresarial pela “Saint Paul Escola de Negócios” e “Hult international business school” (Boston).
Tem grande experiência na gestão de projetos junto ao terceiro setor, em regimes de parceria e cooperação técnica nas áreas de cultura e educação.
Trabalhou na TV Globo durante 3 anos e atuou / produziu diversas campanhas publicitárias e espetáculos teatrais, atualmente se dedica a produção de conteúdo e gestão de projetos nas áreas de educação e cultura.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática com ênfase em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul; especializada em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras e em História da Ciência e Ensino de Física pelo Centro de Extensão Universitária; graduada em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Efetiva do quadro do magistério na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, com a disciplina de Física. Atualmente é membro da Sociedade Astronômica Brasileira, professora universitária na área de Física e coordenadora pedagógica do Instituto IPRODESC.

Mestre em Ensino de Astronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, com formação técnica em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Tem grande experiência como desenvolvedor e coordenador artístico em trabalhos de programação visual, web designer, roteirização, produção e pós-produção em apresentações audiovisuais.
Na área técnica, atuou como instrutor no treinamento de mediadores para o uso de novas mídias e tecnologias audiovisuais, no desenvolvimento de novas metodologias para planetários e instituições de ensino e divulgação científica. De 1998 à 2012, atuou no Planetário de Vitória em projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, com divulgação em Ciências com ênfase em Astronomia. Desde 2012, atua no IPRODESC, como Coordenador Técnico-Operacional.

Pós-graduada com MBA em Gestão Educacional, pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
Na área técnica, atuou como apresentadora, repórter e produtora no Canal Universitário de SP (CNU) e em produtoras independentes.
Tem grande experiência na gestão de projetos junto ao terceiro setor, em regimes de parceria e cooperação técnica nas áreas de cultura e educação, relacionados à gestão de centros de ciências, planetários digitais, projetos de musicalização e educação ambiental.
Desde 2015, atua no IPRODESC como Gerente de Planejamento e de Projetos.

Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2013), com especialização em Saúde e Segurança do Trabalho pela UniBF (2020).
Possui experiência em projetos de educação não formal, em centros de ciências e espaços de educação ambiental, atuando diretamente como educador e também na formação de mediadores e professores.
Atua como consultor ambiental, realizando serviços de consultoria para empresas, ONGs e para o setor rural na elaboração de estudos técnicos ambientais, produção de mapas e aplicação de treinamentos.
Atualmente é coordenador de projetos de educação ambiental do IPRODESC.

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Cruzeiro do Sul, Técnico em Produções Culturais com ênfase em leis de fomento a cultura. Tem grande experiência na gestão de projetos junto ao terceiro setor, em regimes de parceria e cooperação técnica nas áreas de cultura e educação, relacionados à gestão de centros de ciências, planetários digitais, projetos de musicalização e educação ambiental.
Desde 2012, atua no IPRODESC como Coordenador Administrativo.

Mestre em Ensino de Astronomia no Instituto de Astronomia, Geociências e Ciências Atmosféricas (IAG - USP) atuando principalmente no tema: Ensino de Astronomia e suas ciências correlatas no Ensino Fundamental. É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (2013) e atua como educador do IPRODESC.

Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, pela Universidade Federal do ABC, com projeto de dissertação desenvolvido na área de resíduos sólidos. Bacharel e licenciada em Ciências Biólogias pelo Centro Universitário Fundação Santo André.
Possui experiência com manejo de animais terrestres, animais marinhos em cativeiro, principalmente Pinguins-de-Magalhães. Trabalhou ainda como voluntária em feiras de adoção de animais, orientando sobre a guarda responsável de animais domésticos.
Possui experiência em educação formal na área de biologia e educação não formal relacionada às ciências, astronomia e educação ambiental, além de publicações de artigos e apresentações em eventos e congressos.
Atualmente é bióloga técnica do IPRODESC.

Mestre em Ensino de Astronomia pelo IAG-USP e Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anchieta (2010). Tem experiência comprovada na área da educação, ênfase no aprendizado na primeira infância , em necessidades especiais e em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Atua no atendimento de pessoas com deficiência como educadora em projetos do IPRODESC.

Relatórios Anuais