Nessas férias de janeiro, a parceria entre o Instituto IPRODESC e a Prefeitura Municipal de Santo André trouxe momentos marcantes que uniram o aprendizado e muita diversão.

Recebendo mais de 15 mil pessoas, os espaços da Sabina – Escola Parque do Conhecimento e a EMEA – Parque Tangará, foram palcos para experiências incríveis que cativaram crianças, jovens e adultos.

Sabina: centro de ciências e tecnologia

Recebendo 15.436 pessoas de todas as idades, entre os dias 09/01 e 31/01/24, a nossa equipe atuante na Sabina Escola Parque do Conhecimento realizou uma programação recheada de atividades .
O “Show de Ciências” encantou o público com explosões, experimentos lúdicos e científicos, enquanto uma contação de história levou o público a explorar o imaginário, transmitindo lições importantes sobre a saúde da boca.

A “Oficina de Enriquecimento Ambiental” permitiu que crianças confeccionassem objetos para a interação dos animais da Sabina, proporcionando uma experiência única ao participar de ações de cuidado e bem-estar animal. A jornada geológica “Descobrindo Rochas” desvendou os segredos das rochas e minerais e a “Oficina de Pintura de Ecobag” uniu criatividade e sustentabilidade.

Além dessas atividades, sessões de planetário, a interação com aquários, simuladores e mais de 100 experimentos enriqueceram ainda mais a experiência dos visitantes. As ações de férias escolares uniram Ciência, Educação e Cultura, proporcionando momentos inesquecíveis para toda a família nas ações de popularização do conhecimento científico.

EMEA Parque Tangará: imersão pedagógica em meio à natureza

A EMEA – Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará também abriu seus espaços pedagógicos para a comunidade, durante as férias. Foram quatro dias de programação, em que 133 pessoas participaram de roteiros de imersão nos espaços pedagógicos da instituição.

A temática “África” proporcionou uma viagem lúdica pelo rio Nilo. No espaço expositivo inaugurado em 2023, crianças e adultos puderam conhecer características do continente africano, como a diversidade de povos, tecnologias ambientais e sustentáveis, práticas culturais, saberes e tradições africanas que fazem parte da cultura brasileira. Assim como o roteiro sobre “Povos Indígenas” que permitiu aos visitantes conhecerem mais sobre os povos originários do Brasil, a diversidade linguística, cultural e étnica indígena, saberes ancestrais, interações com a natureza e brincadeiras tradicionais.

Em “Vamos Falar de Plantas”, o público participou de atividades sensoriais de investigação sobre diversos tipos de plantas. E ainda puderam conhecer um pouco mais sobre as características das aves, animais polinizadores, o mimetismo do bicho-pau, a importante atuação de minhocas e outros insetos na fertilidade do solo, além de outras curiosidades sobre o “Segredo do Bichos da EMEA”.

O roteiro “Brincar de Sentir” foi especialmente criado para crianças da primeira infância, estimulando os sentidos na interação com materiais naturais não estruturados sobre os elementos: terra, ar, solo e fogo. E o roteiro “De Onde Vem as Coisas” proporcionou momentos marcantes para os participantes para entenderem a origem e a produção dos objetos que fazem parte do dia a dia.

A educação disruptiva em espaços não formais de ensino

As programações de férias, frutos da colaboração entre o IPRODESC e a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Santo André, proporcionaram experiências enriquecedoras para a comunidade escolar e munícipes.
Milhares de pessoas se divertiram, aprenderam e se conectaram com o conhecimento, de maneira única. O sucesso das atividades reforçam a importância de investir em projetos que promovam a educação de forma acessível e disruptiva em espaços não formais de ensino, como em parques, planetários e centros de ciências.

Agradecemos a todos(as) que contribuíram para tornar essas férias memoráveis.

Nos siga em nossas redes sociais e continue explorando o universo de conhecimento e possibilidades que o IPRODESC prepara para você.

@instituto.iprodesc