exposições educativas

Uma forma de olhar o conhecimento e perceber que a ciência não é algo distante, mas sim divertida e fascinante.

Estrelas da Bandeira do Brasil

A exposição Estrelas da Bandeira do Brasil oferece aos visitantes diferentes instalações que levam a um passeio profundo pelo conhecimento sobre os corpos luminosos do Universo. Ilustrações, textos e fotografias se unem revelando conteúdos sobre conceitos científicos, mitos e curiosidades sobre as estrelas.

Instalações cenográficas, como a constelação Cruzeiro do Sul, possibilitam entender o ciclo de vida das estrelas e a tridimensionalidade do Universo. Uma lousa interativa possibilita uma viagem pelo espaço, apresentando diversas constelações.

Quanto às estrelas dispostas na bandeira brasileira, elas não são uniformes e cada uma possui um significado. A distribuição das estrelas em nossa bandeira foi feita a partir das características do céu do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889.

A grande protagonista deste espaço é a nossa estrela Sol. Através de uma maquete iluminada são tratados temas como, por exemplo, protuberâncias solares e suas influências nos equipamentos tecnológicos, produção de energia e o Sol como fonte de sustentação de vida na Terra, entre outros assuntos.

Maquete Estrela Sol

Painel Cruzeiro do Sul em 3D

Painel Bandeira do Brasil