Quem Somos

O Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico desenvolve serviços e projetos de educação, cultura e entretenimento visando à popularização do conhecimento científico.

Durante esses anos de existência, o IPRODESC prestou serviços para instituições de ensino e espaços de ciência e cultura. Desenvolveu projetos em regimes de parceria e colaboração com o setor público e privado, viabilizando ações como: criação e exibição de filmes imersivos 360º, curso de capacitação para professores com certificação internacional, eventos de observação do céu, exposições com curadoria educativa e mais de 700 m² de instalações interativas.

Em 2005, o IPRODESC adquiriu o titulo de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) sendo pioneiro na criação e gestão operacional de planetários e teatros digitais através de parceria com a administração pública nesta modalidade.

Desde a sua fundação, em janeiro de 2001, foram beneficiadas mais de 160 mil pessoas, entre educadores, alunos e público espontâneo.

 

MISSAO-IPRODESC

Nossa Equipe

Para o desenvolvimento de nossos projetos, o IPRODESC conta com a participação de uma equipe especialista, composta por diversos profissionais.
Destacamos abaixo os coordenadores técnicos, pedagógicos e operacionais atuantes em nossos projetos.

Thiago Wenzler

Coordenador Administrativo

Graduando em Publicidade e Propaganda pela Universidade Cruzeiro do Sul, Técnico em Produções Culturais com ênfase em leis de fomento a cultura. Na área administrativa trabalhou em grandes empresas, entre elas de Centros Culturais e em projetos de arte-educação e Anfiteatros.

Luiz Cláudio Pereira da Silva

Coordenador Técnico-Operacional

Mestrando em Ensino de Astronomia pela Universidade de São Paulo, Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, com formação técnica em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Tem grande experiência como desenvolvedor e coordenador artístico em trabalhos de programação visual, web designer, roteirização, produção e pós-produção em apresentações audiovisuais para planetários.
Na área técnica, atuou como instrutor no treinamento de mediadores para o uso de novas mídias e tecnologias audiovisuais, no desenvolvimento de novas metodologias para planetários e instituições de ensino e divulgação científica. De 1998 à 2012, atuou no Planetário de Vitória em projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, com divulgação em Ciências com ênfase em Astronomia. Desde 2012, atua no IPRODESC, como Coordenador Técnico-Operacional.

Rachel Zuchi Faria

Coordenadora Pedagógica

Professora Mestre em Ensino de Ciências e Matemática com ênfase em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul; especializada em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras e em História da Ciência e Ensino de Física pelo Centro de Extensão Universitária; graduada em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Efetiva do quadro do magistério na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, com a disciplina de Física. Atualmente é membro da Sociedade Astronômica Brasileira, professora universitária na área de Física e coordenadora pedagógica do Instituto IPRODESC.

Marcos Rogério Calil

Consultor Científico

Doutor (2013) e Mestre (2008) em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na área de História da Astronomia. Possui especialização em Didática no Ensino Superior e Básico pela Faculdade Anchieta (2005), extensões universitárias em Astronomia e Astrofísica (IAG-USP e INPE), graduação em Licenciatura em Estudos Teológicos - Seminário Bíblico Palavra da Vida (2002) e graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996). Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira e da Associação Brasileira de Planetários, consultor e divulgador de Astronomia para o Grupo Climatempo, professor universitário e de ensino médio, coordenador científico do IPRODESC.

Marcos Pedroso Barbosa da Silva

Educador

Mestrando em Ensino de Astronomia no Instituto de Astronomia, Geociências e Ciências Atmosféricas (IAG - USP) atuando principalmente no tema: Ensino de Astronomia e suas ciências correlatas no Ensino Fundamental. É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (2013) e atua como educador do IPRODESC.

Marília Rios Nunes

Educador

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anchieta (2010). Experiência comprovada na área da educação, ênfase no aprendizado na primeira infância e em necessidades especiais. Curso de Extensão, LIBRAS Língua Brasileira de Sinais. (PUC - Pontifícia Universidade Católica) Nível Intermediário. Atualmente é aluna do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Astronomia pelo IAG-USP, desenvolvendo projeto de pesquisa "Astronomia na Ponta dos Dedos!”. Atua no atendimento de pessoas com deficiência como educadora em projetos do IPRODESC.

Relatórios Anuais


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/iprodesc/www/wp-includes/functions.php on line 3575

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/iprodesc/www/wp-includes/functions.php on line 3575